Blog

Informação e pesquisa para melhores decisões de marketing online

Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Géssica Hellmann & Cia - Consultoria de Marketing de Conteúdo


Pesquise (via Ixquick)




Neste SiteNa Web


Atualizações por email

Preencha o formulário abaixo para receber gratuitamente em seu email as atualizações do blog “Marketing de Conteúdo por Géssica Hellmann & Cia”.

Política de Privacidade

Email

Nome
Empresa

Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Mais detalhes em: http://gessicahellmann.com/creative-commons/

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test

Diretórios
5e82e314-6c21-454b-b188-49d50f892d2d
Business blog


Arquivos


Missão: Divulgar pesquisa, informações e opinião para orientar as decisões de executivos e empresários que não acreditam em soluções mágicas.

Web Analytics: análise dos relatórios estatísticos de visitas ao seu site – Parte 1 – Por que você precisa saber isso?

Arquivos: , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 16/07/2009 |


Este é o primeiro de uma série de artigos sobre Web Analytics, a análise dos relatórios estatísticos de visitas ao seu site. Nosso foco nesta série será a tomada de decisões, isto é, o uso das informações de seus relatórios de visitas para que você entenda exatamente o que está acontecendo no seu site e o que você deve fazer com base nesse conhecimento.

O primeiro contato com o relatório de visitas de seu site pode ser intimidante para a maioria das pessoas. Você recebe o impacto de dezenas de tabelas, números e gráficos coloridos e, após alguns minutos, surpreende-se perguntando a si mesmo: “Mas, afinal de contas, isso é bom ou ruim”?

De fato, essa é exatamente a informação que você precisa aprender a extrair de seus relatórios de web analytics:

  1. Os números estão bons ou ruins para seus objetivos?
  2. O que aconteceria se eles fossem melhores?
  3. Como eles poderiam ser melhores?

O primeiro passo, como sempre, é definir seus objetivos

Os seus relatórios de visitas fornecem a você a informação exata sobre o que as pessoas fazem dentro de seu site. Por isso, o primeiro passo é definir precisamente o que você quer que as pessoas façam dentro do seu site.

Muitas pessoas e empresas não sabem responder de imediato a essa pergunta aparentemente simples, por isso vamos guiá-lo para encontrar  a resposta. Primeiro passo: se você tem um site, você precisa saber qual é o objetivo desse site, isto é, o que você quer que o site faça por você. E esse objetivo deve ser sempre definido em termos do que você deseja que as pessoas façam dentro do seu site.

Por exemplo:

  • Se você tem um site de comércio eletrônico, você deseja que as pessoas avaliem suas ofertas de produtos, preços e condições de pagamento, incluam produtos no carrinho e efetivem a compra.
  • Se você tem um site de conteúdo de notícias, você pode desejar que as pessoas leiam as notícias, assinem os feeds RSS e façam opt in para receber suas newsletters.
  • Se você tem um site de downloads, você deseja que as pessoas escolham seu site como opção preferencial para download, criem links para seus arquivos de download e recomendem seu site para os amigos.
  • Se você tem um blog, você deseja que as pessoas comentem seus artigos, citem os seus textos e adicionem links em seus próprios blogs.

Observe que o design e o desenvolvimento geral de seu site deve ser executado em função do que você quer que as pessoas façam dentro do seu site. Uma vez que você tenha definido seu objetivo em termos humanos, a decisão sobre a solução visual e tecnológica surge naturalmente.

Faça o teste e confira os resultados com o Web Analytics

As técnicas de web analytics servem para controle dos resultados práticos de suas estratégias. Com o uso das técnicas de web analytics, você será capaz de verificar se as soluções que você adotou estão realmente dando certo. Também será capaz de identificar e solucionar problemas que muitas vezes deixam intrigados até os mais experientes especialistas em marketing online.

Com base nos relatórios estatísticos de visitas a seu site, você pode avaliar e corrigir:

  • O design e a estrutura de navegação de seu site
  • A eficiência de sua política de SEO
  • Os resultados de seu programa de publicidade e divulgação
  • A consistência de suas ofertas ao mercado e as preferências de seus clientes por versões de produtos e combinações de preços, promoções e benefícios
  • O sucesso da linha editorial adotada em seu site de conteúdo

Se você realmente deseja ter sucesso com seu site, você precisa aprofundar seu conhecimento sobre as técnicas de web analytics. Com uma análise competente dos seus relatórios de visitas, você poderá inclusive avaliar melhor o trabalho de sua equipe de marketing, já que você poderá testar e comprovar os resultados de suas ideias com base em dados numéricos reais.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.

chat alexei_oliveira