Blog

Informação e pesquisa para melhores decisões de marketing online

Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Géssica Hellmann & Cia - Consultoria de Marketing de Conteúdo


Pesquise (via Ixquick)




Neste SiteNa Web



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test

Diretórios
5e82e314-6c21-454b-b188-49d50f892d2d
Business blog


Arquivos


Missão: Divulgar pesquisa, informações e opinião para orientar as decisões de executivos e empresários que não acreditam em soluções mágicas.

Marketing para músicos iniciantes – Parte 4 – Procure o palco

Arquivos:

Autor: Géssica Hellmann | Data: 19/04/2012 |


Marketing para músicos iniciantes: Procure o palco - Imagem por Géssica Hellmann

Marketing para músicos iniciantes: Procure o palco – Imagem por Géssica Hellmann

Este é um princípio com que praticamente todos os músicos bem sucedidos concordam: o bom músico se faz no palco. É no palco que você tem a oportunidade de provar para si mesmo que já adquiriu o nível mínimo de competência técnica. É no palco que você aprende a se comunicar com o público e descobre na prática que sua profissão é divertir pessoas. É no palco que você aprende o que dá certo e o que não dá. É no palco que você aprende a enfrentar o nervosismo e a timidez, abrindo espaço para a expressão dos seus verdadeiros talentos.

Deste modo, assim que você reunir um nível mínimo de competência técnica para seu estilo musical, sua maior preocupação deve ser agarrar todas as oportunidades de apresentar-se em público.

O tamanho e o tipo de plateia não são importantes neste estágio

Enquanto você não consegue seu primeiro contrato para apresentar-se diante de 100 mil pessoas em um estádio de futebol, há muito que você pode fazer para adquirir suas primeiras experiências. Faça uma apresentação solo para seu namorado ou sua namorada. Reúna meia dúzia de amigos para jantar em sua casa e apresente-se para eles. Aproveite as reuniões de família, como dia das mães, Páscoa e Natal e… Apresente-se. Seja oferecido! Apresente-se na escola, na faculdade, em festas.

O importante, neste estágio é adquirir experiência no “palco”, ainda que o seu palco seja o sofá de sua sala. Sua tarefa é observar a reação das pessoas à sua música. Procure entender que tipo de repertório ou técnica agrada a que tipo de pessoa. Tente lembrar-se de que a intenção do seu público não é magoar você, mas apenas divertir-se. Se você quer que as pessoas paguem para se divertir com sua música, você precisa primeiro aprender como divertir as pessoas com sua música!

O estilo de música não é importante neste estágio

Provavelmente, você procura seguir um estilo que ama ouvir e deseja tocar acima de tudo. Isso é ótimo e será muito importante no estágio seguinte de sua carreira, que vamos abordar no próximo artigo. Mas, neste momento, a oportunidade de aprender os elementos fundamentais das apresentações em público são mais importantes do que o estilo musical. Assim, se você tem amigos que mantêm uma banda que toca um estilo de música radicalmente diferente do seu estilo preferido, você deveria ser capaz de aproveitar a oportunidade de se apresentar com eles algumas vezes, mesmo que seja para executar uma ou duas músicas como “artista convidado”.

Seja sociável

Este é outro conselho muito repetido pelos músicos de sucesso: agarre-se a todas as oportunidades de tocar/cantar com outros músicos. Os benefícios citados são muito variados, mas podemos citar como mais importantes:

  • Musicalidade: você aprenderá mais sobre ritmo e harmonia em um ensaio livre com outros músicos do que em um ano de aulas teóricas. Além disso, você aprenderá como sua execução realmente soa quando em conjunto com outros instrumentistas ou cantores, aperfeiçoando continuamente sua técnica.
  • Espírito de equipe: você aprenderá quando dar um passo à frente e quando dar um passo atrás, quando deve ocupar espaço e quando deve ceder espaço. Você também aprenderá a cobrir as falhas dos outros e a permitir que os outros corrijam suas falhas, construindo relações de confiança.
  • Disciplina: o trabalho em grupo leva as pessoas a se comprometerem com um objetivo comum e, consequentemente, a um compromisso maior com o resultado final.
  • Negociação: você aprenderá a gerenciar egos, a começar pelo seu próprio, ganhando progressivamente uma percepção mais precisa sobre quando deve ceder e quando deve fincar o pé.

Uma dica importante nesta etapa é privilegiar os relacionamentos pessoais. Mesmo que você não se entenda musicalmente com algumas pessoas, tente relevar os eventuais desentendimentos e procure preservar a amizade dessas pessoas. As amizades que você fizer agora poderão ser vitais nas próximas etapas de sua carreira.

A oportunidade de ouro: apresentar-se com pessoas mais experientes do que você

Apresentar-se sozinho ou com pessoas tão inexperientes quanto você pode ser a única solução durante algum tempo, mas você deve trabalhar ativamente para ampliar sua rede de relacionamentos e fazer amizade com músicos mais experientes do que você. No momento certo, você deve oferecer-se para assistir a um ensaio dessas pessoas, nem que seja para vê-los em ação. Havendo oportunidade de tocar ou cantar, ainda que apenas um pouquinho, durante um ensaio, aproveite para mostrar sua arduamente adquirida competência técnica. Não seja tímido: havendo oportunidade de compartilhar suas ideias, diga o que tem em mente. Se houver uma vaga, ofereça-se para ocupá-la ou para submeter-se a um teste.

Apresentar-se com músicos mais experientes representa sua oportunidade de ouro neste estágio, independentemente do estilo musical, porque além dos benefícios gerais que já mencionamos, você terá a oportunidade de observar e aprender:

  • Como ensaiar profissionalmente: você notará imediatamente que um ensaio que reúne músicos experientes envolve um nível muito maior de concentração, atenção e eficiência. Por outro lado, a experiência traz a esses músicos uma tranquilidade e uma autoconfiança que você não verá em reuniões de músicos menos experientes.
  • Detalhes da produção: você vai entender como funcionam os preparativos de equipamentos, som, luz, figurino, além de descobrir mil truques e macetes para todos os tipos de situação.
  • Comunicação e capacidade de divertir o público: Este é o ponto-chave – é neste momento que sua competência técnica arduamente adquirida será mais útil no seu caminho para o sucesso. Procure observar tudo o que os outros músicos fazem no palco durante a apresentação e qual a reação da plateia a esses comportamentos. Se possível, tome nota depois da apresentação, reflita sobre os dados que reuniu e vá, gradativamente, desenvolvendo um estilo próprio de tocar ou cantar.

O grande objetivo desta etapa

Não é possível enfatizar demais: seu maior objetivo nesta etapa é aprender a usar sua música para se comunicar com o público. O seu sucesso como músico depende inteiramente de sua capacidade de agradar a um público, de divertir certas pessoas. Essa não é uma habilidade que você pode aprender em um curso ou ensaiando sozinho em uma garagem: é essencial mostrar-se o máximo que puder para a maior quantidade e variedade possível de pessoas.

Note que, nesta etapa, o importante é perceber o que agrada às pessoas em geral, independente do estilo. Quando você adquirir experiência suficiente, chegará o momento de impor o seu estilo e criar sua personalidade musical, temas que abordaremos na próxima quinta-feira. Até lá!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.

chat alexei_oliveira