Blog

Informação e pesquisa para melhores decisões de marketing online

Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Géssica Hellmann & Cia - Consultoria de Marketing de Conteúdo


Pesquise (via Ixquick)




Neste SiteNa Web


Atualizações por email

Preencha o formulário abaixo para receber gratuitamente em seu email as atualizações do blog “Marketing de Conteúdo por Géssica Hellmann & Cia”.

Política de Privacidade

Email

Nome
Empresa

Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Mais detalhes em: http://gessicahellmann.com/creative-commons/

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test

Diretórios
5e82e314-6c21-454b-b188-49d50f892d2d
Business blog


Arquivos


Missão: Divulgar pesquisa, informações e opinião para orientar as decisões de executivos e empresários que não acreditam em soluções mágicas.

Como escolher um gerente de mídia social para sua empresa

Arquivos: , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 26/01/2011 |


Hoje recebi um email da gerente de marketing de uma empresa multinacional. Ela solicitava uma orientação sobre como e onde poderia encontrar um profissional qualificado para atuar como “gestor em mídias sociais”. Especificamente, desejava saber quais são as características e critérios essenciais para avaliar os profissionais disponíveis no mercado. Como esse tipo de dúvida é frequente, decidi expor neste artigo os principais aspectos relativos a essa questão.

Como escolher um gerente de mídia social para sua empresa

Como escolher um gerente de mídia social para sua empresa

Coincidentemente, li ontem mesmo um artigo que trata justamente sobre o tema, intitulado “What to Look For When Hiring a Community Manager“.

Como se pode ver no artigo, um “gestor de comunidades” precisa possuir um conjunto de habilidades que incluem capacidades analítica, estratégica e criativa. Outro fator fundamental é definir desde já o nível de acesso a informações desse profissional para que seja viável sua atuação como um comunicador oficial da marca de sua empresa na Internet. É essencial que o profissional escolhido tenha acesso e autorização para divulgar informações de valor estratégico para o relacionamento com os clientes. Trata-se de uma capacidade de informar que vai bastante além da mera repetição das informações já disponíveis em seu website. O objetivo é fazer com que o público sinta que tem um “cúmplice” dentro da empresa, alguém em cujas informações podem confiar e respeitar.

Um exemplo prático é o caso de uma empresa que atendemos em que, inicialmente, toda informação era considerada “sigilosa”. Foi preciso repensar a estrutura de informação interna na empresa de forma que nossa equipe pudesse começar a trabalhar de forma eficiente. Muitas informações antes consideradas sigilosas foram publicadas de forma estratégica para ampliação do valor da marca no mercado sem que os receios iniciais da empresa quanto à divulgação dessas informações tenha se confirmado em sequer um único caso.

É fundamental também estabelecer diretrizes básicas para relacionamento com o público nas mídias sociais, abrangendo desde a obrigatoriedade de escrever em “português gramaticalmente correto” até como agir diante de reclamações de clientes ou de um ataque de trolls.

Como e onde encontrar esse perfil profissional no Brasil? Essa é uma dúvida muito frequente, sendo inclusive objeto de reportagens como a que se pode ler nesta entrevista ao JB. A meu ver, considerando a realidade do mercado nacional, existem duas opções preferenciais:

1) Contratar uma consultoria especializada para trabalhar em contato direto com um profissional interno de Marketing/RP da sua empresa. É desta forma que eu trabalho atualmente com empresas em variados segmentos. Essa é a melhor opção para empresas que necessitam do trabalho em mídias sociais mas não querem desviar o foco do seu core business.

2) Se houver efetiva necessidade de criar uma equipe interna, talvez pela complexidade das campanhas ou pelo volume de informações gerado pela atividade da empresa, recomendo que, para formar e gerenciar a equipe, seja deslocado um profissional da própria empresa. Esse profissional será, idealmente, originário do setor de Relações Públicas, Marketing. Mas também pode vir de outra área, desde que reúna as seguintes qualidade:
(a) Mente aberta para novidades
(b) Notável habilidade em relações humanas
(c) Experiência em contatos diretos com as demandas dos clientes
(d) Amplo conhecimento sobre a empresa e seu funcionamento.

As palavras chaves são relações humanas, cliente e empresa. Em última análise, esse profissional irá se relacionar com pessoas em uma mídia diferente daquelas com que ele já está acostumado. Assim, a experiência mostra que é mais fácil ensinar uma pessoa hábil em relações humanas a usar uma mídia diferente para fazer melhor o que já faz muito bem, do que ensinar habilidades de relações humanas a quem apenas domina a tecnologia.

Caso a sua empresa procure precise de uma ação eficiente em mídias sociais e não possa se desviar de seu core business, entre em contato através do formulário abaixo.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.

chat alexei_oliveira